Somos todos uma grande mentira

Como Platão já disse: o mundo que percebemos é ilusório.

Tudo aquilo que os nossos cinco sentidos nos fornecem são mutáveis e relativos. São meras interpretações que fazemos, sem nunca sequer conhecermos a coisa em si.

Desde o mais óbvio até o mais complexo, a nossa percepção da realidade é subjetiva, nos sobrando apenas um pequeno espectro de lucidez através da nossa razão.

Milhares de anos mais tarde, Schopenhauer complementa: vivemos um mundo de representações internas fundamentadas de acordo com a nossa vontade.

Até mesmo eu e você somos intangíveis para a nossa percepção. Afinal, o que somos nós? Como nos definimos?

Somos uma sucessão temporal de constantes mudanças. Aquilo que fomos há 10 anos já está ausente na nossa figura presente. E embora permaneçamos em essência, nas estruturas anímicas e espirituais (ou assim acreditamos), ainda não temos recursos para nos compreendermos por completo.

Percebemos apenas uma parte do todo. Somos um mero ponto de vista que se relaciona por ressonância com aquilo que sentimos.

E, ainda assim, teimamos em sermos arrogantes e orgulhosos a ponto de apontarmos os nossos dedos, tanto para os outros quanto para nós mesmos, proferindo mentiras baseadas neste ponto de vista.

Eu e você não estamos certos e nem nunca estaremos, ou pelo menos não enquanto estivermos falando de ciências não exatas.

Então, lembre-se disso sempre que se acreditar incapaz, inferior ou incoerente.

Você não sabe de nada, nem mesmo sobre você mesmo.

As suas crenças são todas falhas. Todas são.

E isso é ótimo, pois nos permite arriscar e acreditar naquilo que for melhor para nós mesmos.

Se o mundo se constrói em cima das nossas crenças, então acredite naquilo que lhe fizer o bem maior. Imagine-se capaz, belo, corajoso ou determinado.

Crie o mundo em que você gostaria de viver.

Crie a pessoa que você gostaria de ser.

É a sua palavra que basta.

…………………….

percepcoes

A coluna de Desenvolvimento Pessoal acontece todas as segundas no blog do AyaSofia. Caso queira saber mais sobre o assunto e se aprofundar de verdade no desenvolvimento do seu ser, inscreva-se no curso Percepções que acontecerá ainda em Abril.

 

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no Aya e Receber conteudos Exclusivos sobre Cursos, Palestras e Eventos? Cadastre seu E-Mail em nossa News!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *