Trabalhando com as Energias do Momento: Touro

No dia 21 de abril entramos na regência de Touro, o momento de estabilidade da primavera no hemisfério norte, ou do outono no hemisfério sul. É a figura do boi puxando o arado, o preparo da terra para o plantio. A terra sendo fecundada.

As quatro patas apoiadas na terra sugerem estabilidade, um signo fixo do elemento Terra. Seu planeta regente é Vênus, planeta do amor, da beleza e fertilidade.

Características de touro

Fixo

Estabilidade, resistência, confiança

Elemento – Terra

Representa a capacidade de concretização, a praticidade, a materialização

Planeta – Vênus

Planeta do amor, da expressão emocional, beleza, harmonia, sensualidade

O sucesso, riqueza e permanência de um povoado vinha da capacidade de plantar, colher, e manter seu gado durante o inverno severo. Acumulamos para poder garantir nossa sobrevivência. O touro representa a resistência e força para o trabalho e está relacionado com a segunda casa zodiacal. É a casa dos bens materiais, dos valores pessoais, do ter e manter. Vem daí a idéia de materialidade dessa casa. A matéria é a manifestação do espírito, portanto uma maneira de expressar nossa essência. Se na primeira casa temos a noção de quem somos, na segunda percebemos que temos um corpo.

O touro também representa a virilidade. A sensualidade e fertilidade de Vênus se expressam no  animais copulando e nas sementes que estão sendo plantadas na terra. A regência de Vênus e o Elemento Terra trazem o prazer pelas percepções sensoriais. Segundo Howard Saportas,  “Touro representa o lado mais terreno e sensual de Vênus. A casa que tem Touro é onde nós mais diretamente procuramos satisfazer os desejos de natureza física ou instintiva, apetites indulgentes como comida e sexo, e necessidades básicas como conforto e segurança.“.  O trabalho é árduo, mas os frutos colhidos merecem ser saboreados e a beleza da vida deve ser apreciada.

A Lua, planeta das emoções e sentimentos, está exaltada em Touro, ou seja, suas qualidades podem ser facilmente demonstradas nesse signo. A Lua carrega o arquétipo da mãe e, nesse contexto, pode ser o aconchego do colo da mãe. Traz também a idéia da necessidade de fecundar, gerar, nutrir e proteger. A lua é o elemento Água e Touro, elemento Terra. A água fluindo na terra fertiliza e nutre as plantas, assim como a terra controla e densifica à água. Temos aqui as emoções e relações bem balanceadas, a estabilidade emocional.

O famigerado Saturno, regente do ano (e do novo ciclo de trinta e seis anos que acaba de iniciar) é o Senhor do Tempo, o planeta que exige de nós responsabilidade, maturidade, organização e estrutura. Saturno é o grande professor que vem nos dizer que o momento é de restringir (Binah) para que exista a expansão no próximo ano (que será regido por Júpiter).

A combinação de Saturno com Touro traz o momento de trabalhar duro para colher bons frutos no futuro. Touro tem a disciplina, responsabilidade e força para isso. É tempo de rever valores e paradigmas arraigados, cuidar de si próprio e do próximo, de manter o que é necessário e desapegar do que não serve mais. Não é um período propício para viver em sonhos e imaginação, e sim de enfrentar a realidade e trabalhar para concretizar seus ideais. Porém, “nem só de trabalho vive o homem”. Apreciar os prazeres da vida também é imprescindível.

A lua entra em sua fase Crescente em 02/05/2017, no signo de Leão. Temos a força e o entusiasmo para fazer nossas sementes crescerem firmes e fortes. Com amor os frutos produzidos poderão expressar nossa Essência de maneira bela e verdadeira.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no Aya e Receber conteudos Exclusivos sobre Cursos, Palestras e Eventos? Cadastre seu E-Mail em nossa News!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *